segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aluna Monalisa de Oliveira - 8ª A



Bom dia, meu nome é Monaliza e eu sempre leio livros da biblioteca com a professora Santina.

Eu comecei a ler porque a professora Santina foi na minha sala de aula o ano passado e falou que podia pegar livros na biblioteca, aí eu comecei a gostar de ler.

Esse livro que vou contar Amanhecer Esmeralda do autor Ferréz e ilustrações de Igor Machado, depois que eu li e fiz um resumo, ele foi lido pela minha mãe e minha vó.

Este livro conta a historia de uma menina que vive na periferia de uma cidade.
A menina que se chama Manhã.
Era um dia de sexta-feira, Manhã acordou cedo, o dia de alegria para todas as crianças que estudavam menos para uma. Manhã foi até a pequena mesa feita artesanalmente por seu pai com tábuas de caixotes e não viu nenhum embrulho. Era mais um dia sem pão. Manhã, foi até as caixas de papelão e pegou uma calça jenas para se vestir e também achou uma blusinha vermelha velha é um pouco desbotada.
Depois Manhã, saiu do pequeno cômodo feito de madeira e entrou na única parte de sua casa que era alvenaria, o banheiro. Então, Manhã entrou no banheiro olhou para um pequeno espelho, é viu seus cabelos soltos no ar, depois disso Manhã então lembrou do creme de sua mae sempre dava as chineladas nela, Manhã passou a mão molhada pelos fios ainda rebeldes no ar.
Chegou a escola no horário certo, a turma estava pegando fogo. manhã sempre pensava que talvez seria professora, dentista ou advogado. Manhã sempre quieta sentou na sua cadeira; na sala de aula havia trinta e oito alunos, contando com ela e o professor. Apesar de estarem rindo dela porque ela estava toda desarrumada, Marcão que era o professor daquela sala, prestou muita atenção e viu o que estavam fazendo com ela. A aula chegou ao fim, todos estavam se levantando, quando Marcão chamou ela para se sentar perto dele, teve uma longa conversa com a menina Manhã. Depois disso o professor resolver dar um vestido para ela e contratar alguém para arrumar o cabelo dela.
No dia seguinte lá estava o professor dando sua aula, de repente chamou a menina "Manhã"! venha cá quero te dar uma coisa, então o professor deu-lhe a caixa de presente. Manhã arregalou os pequenos olhos negros e pegou o pacote com muita e muita delicadeza e abriu.
_ Que lindo, professor muita obrigada. A menina não sabia a cor e perguntou ao professor que cor e essa? O professor simplesmente respondeu:
_ Esmeralda.
A mulher arrumou o cabelo dela encheu de tranças rasteirinhas. E ela ficou muito contente e linda ninguém estava a reconhecendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário